Rótulo : uma poderosa ferramenta de marketing










Um detalhe importante da maior parte das embalagens é o rótulo. Um rótulo pode ser pequeno e simples, como um adesivo numa maçã para identificá-la como uma “Maçã Argentina”, ou pode ser complexo, como as informações sobre um solvente que pode ser tóxico quando mal utilizado. Rótulos podem dar suporte ao marketing, promovendo o produto e acrescentando valor para os nutrientes ao oferecer informações que os ajudem na seleção e uso do produto.
A embalagem que, no início, era apenas para proteger, transportar, estocar mercadorias e, anos depois, para apresentar uma identidade própria através das marcas, atualmente com os fortes apelos de ecologia e de sustentabilidade empresarial, tornou-se uma poderosa ferramenta de marketing.
A grande percepção por parte das empresas usuárias de embalagens, independentemente de seu porte, foi agregar valor ao negócio.
Os pequenos empresários já compreenderam que é mais viável criar uma embalagem ou um rótulo exclusivo e atraente que criar um novo produto.A embalagem representa a atenção da empresa para com o seu consumidor, garantindo a qualidade e o consumo seguro, além das suas necessidades – objetivas e reais – quanto à expectativa em relação ao produto ofertado.
Com a utilização da tecnologia no processamento e na embalagem dos produtos de consumo, cada vez mais as propriedades nutricionais são preservadas; são oferecidos produtos mais saudáveis e higiênicos, e a qualidade de vida se torna cada vez melhor.A embalagem, ou rótulo, entram na composição do produto e são um meio, não um fim. São importantes porque agregam significado ao produto, reunindo vários componentes: marca, desempenho, ingredientes, atributos simbólicos e objetivos, emocionais, etc. e entrega tudo isso ao consumidor, que não separa o produto da embalagem que, muitas vezes, para ele, é a mesma coisa.Atualmente, usamos a integração embalagem e internet e esse conceito tem crescido também no Brasil. O cliente é encaminhado ao site do produto, faz o cadastro e através da senha recebida na embalagem, ou rótulo, passa a concorrer. É algo novo que tem muito para ser desenvolvido e aproveitado na comunicação com o mercado.